terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Seminário Internacional – PMI-SP

No mês de outubro participei do VII Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, promovido pelo PMI de São Paulo onde, além de palestrantes brasileiros, tivemos a presença de profissionais de vários países como Índia, Estados Unidos, Espanha e Canadá.

Durante o evento pude observar como grandes empresas do setor Farmacêutico e também a Nestlé, Siemens, GM (General Motors), utilizam as boas práticas do Gerenciamento de Projetos nos seus ramos de atividade.

A temática e o nível de maturidade das palestras proferidas nos três dias do evento dão clara percepção de que o Gerenciamento de Projetos está cada vez mais inserido no dia-a-dia das empresas, tanto aqui no Brasil como no Exterior.

Se aqui, no nosso País, podemos observar o aumento do volume de associados ao PMI e o crescente número de novos PMP’s®, no mundo estes números se tornam ainda mais expressivos. No Brasil existem cerca de 4.000 PMP’s ® e este número vem crescendo anualmente, mas em países como a China e a Índia, formam-se em torno de 500 e 320 novos PMP’s ® por semana, respectivamente. O número é muito significativo, principalmente por entendermos o crescimento destas duas nações. Portanto, conclui-se que a necessidade de se Gerenciar Projetos embasados em técnicas e não apenas no ‘dom’ do Gerente já é uma realidade mundial.

Outro dado interessante é que atualmente a Certificação PMP® está em quarto lugar no ranking das dez mais procuradas, pois ela aumenta a empregabilidade do profissional certificado e agrega diferencial às empresas e aos projetos dos quais eles participam.

Com o crescente número de projetos, há também um melhor diagnóstico dos pontos a serem mais bem cuidados pelos Gerentes,.dentre os quais destacamos:
- Problemas de comunicação;
- Falta de registros das lições aprendidas;
- Falta de banco de dados com informações sobre os projetos encerrados.

Os problemas de comunicação são, hoje em dia, um grande foco de preocupação para os Gerentes de Projeto, pois o fenômeno da Globalização confere a alguns projetos características multi-culturais. Sim, muitos projetos hoje são conduzidos por equipes virtuais, distantes fisicamente, separadas por fusos-horários, idiomas e costumes diversos. Para tanto, além das equipes precisarem do conhecimento técnico, a inteligência emocional e as habilidades multi-culturais são características muito valorizadas.

Outro ponto muito comentado e que serve de alerta para nós, Brasileiros, é o tempo gasto no Planejamento; ainda não estamos planejando adequadamente nossos projetos. Gastamos pouco tempo com esta atividade (achando que isto é uma grande “economia”) e durante a execução nos vemos às voltas com uma diversidade de problemas e riscos concretizados, tendo como conseqüências diretas estouro de prazos e orçamentos e o comprometimento da Qualidade.

Para finalizar este artigo, o PMI tornou disponível ao público, em 1º de Outubro deste ano uma nova Certificação, denominada PgMPSM (Credencial Program Management Professional) e para 2008 estão previstas as certificações para Gerenciamento de Risco do Projeto e para o Desenvolvimento do Cronograma do Projeto.

Abraços e até a próxima!


Patrícia Di Cunto Bracco, MBA, PMP
pbracco@terra.com.br
art.9 nov2007


Nenhum comentário: