terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Equipes de Sucesso

O que caracteriza uma equipe de sucesso? Não há uma única resposta, pois equipes de sucesso dentro de projetos problemáticos nem sempre são reconhecidas, apesar de todo o esforço para que o projeto alcance os princípios básicos que traduzem a percepção de sucesso: PRAZO, CUSTO, ESCOPO e QUALIDADE.

O grupo precisa entender que há uma etapa que antecede a sua participação no Projeto. Esta etapa chama-se “Formação da Equipe”.

Quando um Gerente é nomeado para um novo Projeto ele precisa, dentre as várias atribuições a ele conferidas, estabelecer qual será sua equipe.

Segundo Tuckman, a formação da equipe vai além da contratação. Uma equipe passa necessariamente por cinco etapas, a saber:

Formação (forming)
Conflito (storming)
Acordo (norming)
Desempenho (performing)
Dispersão (adjourning)


A primeira etapa de “Formação” corresponde ao processo de nomeação dos integrantes; o momento em que a equipe está se formando, com a diversidade de competências que o gerente determina e a qual o projeto necessita.

Após as devidas apresentações pessoais, os integrantes são conduzidos ao seu local de trabalho e passam por uma segunda etapa: a de “Conflito”.

Apesar do nome, “conflito”, é uma etapa que deve ocorrer naturalmente e de forma pacífica nas equipes. É o momento em que há um assentamento de responsabilidades; etapa em que os líderes natos tomam a frente e buscam entender seu contexto, questionam a participação dos demais elementos, ficam na dúvida a quem devem responder, o que devem realizar e quem será subordinado a quem.

Após a diminuição da ansiedade inicial, comum a todas as pessoas no momento do “novo” e com os papéis mais claros, ficamos frente à etapa denominada “Acordo”.
Agora temos os integrantes conscientes das suas atribuições e hierarquias. Os trabalhos estão distribuídos e as responsabilidades comunicadas, portanto encontramo-nos na etapa de “Desempenho”.

Nesta etapa, a equipe já se relaciona como um time, unidos e focados nos objetivos a que lhes foram apresentados, lembrando sempre da importância do constante alinhamento do Gerente, que deve fazer com que seu projeto tenha o menor desvio possível.

A etapa final do Projeto, chamada fase de “Dispersão” é o momento em que o Gerente se encarrega de fazer a desmontagem gradual da sua equipe e a realocação, quando possível, em outros projetos ou outras equipes.

Esta fase que, por vezes, é pouco cuidada pelos gerentes, deve ser conduzida com tranqüilidade e é fundamental para o moral dos colaboradores devendo ser entendida como um processo natural, pois os mesmos logo estarão reiniciando este ciclo, em um novo e desafiante projeto.

Abraços e até a próxima!

Patrícia Di Cunto Bracco, MBA, PMP
pbracco@terra.com.br
art.8 out2007




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