terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Gerenciamento de Projetos – Tempo

O Gerenciamento do Tempo do Projeto inclui os processos necessários para a conclusão do projeto no prazo.

Processos que envolvem o Tempo:
Definição das Atividades
Seqüenciamento das Atividades
Estimativa de Recursos da Atividade
Estimativa de Duração da Atividade
Desenvolver o Cronograma
Controle do Cronograma

Depois de estruturada a WBS, devemos efetuar o seqüenciamento lógico das atividades, utilizando para tanto o conceito de atividade predecessora e antecessora, de forma a criarmos a dependência entre as mesmas.
Após efetuarmos o seqüenciamento, devemos estimar o tipo e a quantidade dos recursos de cada atividade e, posteriormente, a duração das mesmas. Após estas etapas, temos o Cronograma elaborado. Não podemos esquecer neste momento de analisar as restrições de datas do projeto.

Falemos agora sobre o Diagrama de Rede do Cronograma do Projeto:

O Diagrama de Rede é uma representação esquemática das atividades do cronograma do projeto e do relacionamento lógico entre elas, também chamada de "dependências".


Caminho Crítico:

É o mais longo de todos os caminhos no projeto. Corresponde ao menor tempo para conclusão do projeto. Todas as tarefas que fazem parte do caminho crítico são consideradas críticas porque qualquer atraso em uma delas fatalmente levará ao atraso do projeto.


Compressão de Cronograma:

Quando temos datas impostas de término de um projeto (data legal), devemos utilizar as técnicas de ‘fast tracking’ e ‘crashing’ que sugere, caso a caso, um paralelismo de atividades ou inclusão de novos recursos, sem a redução do escopo do projeto. Esta técnica deverá ser avaliada cuidadosamente para não causar aumento de custos do projeto ou aumento nos riscos.


Abraços e até a próxima!


Patrícia Di Cunto Bracco, MBA, PMP
pbracco@terra.com.br
art.2 mar2007






Nenhum comentário: