terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Características dos Projetos

Começo este artigo perguntando: - Você conhece quais são as características do seu Projeto?

Abaixo relatamos as características pertinentes a todos os projetos:

1. Temporário:

Isso mesmo, todo Projeto precisa ter um início e um fim bem definidos. Ou seja, o Projeto é finito, caso contrário seria uma Operação continuada.
Vamos tomar como exemplo uma indústria automobilística que resolve lançar um novo carro no mercado:
Este primeiro carro é tratado como um Projeto de Carro, pois havia uma especificação (necessidade) inicial e foi planejado e construído seguindo o escopo original. A partir de então, após o mesmo ser concluído e aprovado, passou a pertencer a uma linha de produção, onde diariamente diversos carros são fabricados e vendidos no mercado, não tendo mais prazo de término (exceto quando a montadora resolve parar esta fabricação). Neste momento esta operação continuada é encarada como uma Operação e não mais como Projeto.

Ótimo, agora que já sabemos que seu projeto tem data de início e data de término, sabemos que ele é um Projeto, portanto vamos à próxima característica.

2. Exclusivos:


O que isto significa? Apenas que seu projeto não foi feito antes, ou seja, é inovador e único.

Bem... vejamos: Há projetos pouco exclusivos ou muito exclusivos.

Vamos citar outro exemplo para melhorar este entendimento: Uma construção de um edifício residencial em São Paulo.
Quantas obras deste tipo estão em andamento na cidade? Com certeza muitas, portanto ainda que este empreendimento tenha características exclusivas em relação aos outros empreendimentos, uma construtora pode encarar esta empreitada como um Projeto pouco exclusivo.

Mas, se esta construtora for convidada para realizar a mesma obra no meio da Floresta Amazônica, esta construção seria muito exclusiva para ela, pois a empresa pode não possuir experiência na execução desta obra num clima e solo tão peculiares, como o de uma Floresta Tropical.
Passadas as duas primeiras características, vamos seguir para a próxima.

3. Progressivamente Elaborados:

Conforme descrito no PMBOK ®:

“Os requisitos do produto serão normalmente menos detalhados durante o processo de iniciação e mais detalhados durante os processos seguintes, conforme as características do produto forem progressivamente elaboradas.”

O que significa que nosso produto vai sofrendo melhor detalhamento ao longo do ciclo de vida, com uma visão mais macro no processo de iniciação e mais específico na execução, onde todo o escopo já está 100% mapeado.

4. Propósito:

Sim, seu projeto possui um propósito!!! Ele pode ser criado para facilitar um processo de gestão do Departamento que você atende, ou para lançar um produto novo no mercado que trará receita ou competitividade à sua empresa ou para melhoria de performance. Independente do escopo do seu projeto, ele sempre possui uma finalidade que deve estar muito claramente comunicada a todos os integrantes da equipe.

5. Interdependente:

Observe se seu projeto possui interdependências com outros projetos ou operações da sua empresa. Normalmente isto ocorre pois os resultados produzidos são utilizados por outros projetos ou por tarefas rotineiras. Esta percepção é importante para uma boa elaboração dos requisitos de Restrição e Premissas, bem como dos possíveis Riscos relacionados.


6. Conflitos:

O ponto de conflito que falamos aqui se refere à divisão dos recursos, ou seja, o momento em que sua mão de obra (ou equipamento) está disponível para realizar as atividades programadas no cronograma. Este conflito pode ser evidenciado quando há um “pool de recursos” que são compartilhados pelos diversos projetos da empresa. Para uma estrutura de Organização Funcional, a tendência de conflitos acontecerem é maior do que nas estruturas Projetizadas, onde há equipes bem definidas com Gerentes que possuem maior poder sobre seus Projetos.

7. Seqüência de Atividades Complexas:

O que quero explicar aqui é que seu projeto possui um número de atividades (ou tarefas) conectadas e que devem ser realizadas numa seqüência pré-definida, o que nos remete a uma boa WBS, com a definição das atividades e de um Cronograma com o seqüenciamento correto.

Finalizando, gostaria de destacar a importância de reconhecer as características do seu projeto, para que o seu gerenciamento esteja atendendo a cada uma delas, maximizando os seus resultados e minimizando os seus riscos.


Abraços e até a próxima!


Patrícia Di Cunto Bracco, MBA, PMP
pbracco@terra.com.br
art.6 jul2007






Nenhum comentário: