terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Gerenciamento de Projetos – Risco

O que é Risco?

O PMBOK® define risco do projeto como um evento ou condição incerta que, se ocorrer terá um efeito positivo ou negativo sobre os objetivos do projeto. O Gerenciamento de Riscos do projeto inclui os processos relacionados à identificação, análise e resposta a risco do projeto. O gerenciamento dos riscos tenta maximizar a probabilidade e as conseqüências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e conseqüências de eventos adversos aos objetivos do projeto. Os riscos de projeto incluem tanto as ameaças ao objetivo do projeto quanto às oportunidades para melhorar aqueles objetivos. Um risco tem uma causa e, se ocorrer, uma conseqüência.


Processos que envolvem o Risco:

Planejamento do Gerenciamento de Riscos
Identificação dos Riscos
Análise Qualitativa de Riscos
Análise Quantitativa de Riscos
Planejamento de Respostas a Riscos
Monitoramento e Controle de Riscos


Fatores e natureza de Risco:

A natureza de qualquer risco é composta por três elementos fundamentais e podem ser caracterizados da seguinte forma:

Evento: Exatamente o que pode acontecer em detrimento do projeto
Probabilidade do Risco: Qual a probabilidade que o evento ocorra
Valor em risco ou impacto: a extensão da perda ou ganho que pode resultar a probabilidade.

O Evento é a descrição do risco que poderá ocorrer. Descrever os eventos é importante para facilitar a busca por alternativas. Gerentes de Risco devem explorar a natureza dos eventos de risco antes de avaliar a probabilidade e impacto da ocorrência do mesmo. Sem uma definição clara do evento esta avaliação torna-se mais difícil.

Cada vez mais o gerenciamento de riscos tem sido considerado como um item de importância na gestão de projetos. Os Gerentes devem ser preditivos e imaginar o que poderá dar certo ou errado no seu projeto para que estejam ‘armados’ quando os problemas surgirem.


O gerenciamento dos riscos é um conjunto de processos que genericamente podem ser divididos em quatro etapas:

Identificar – encontrar sistematicamente as fontes de risco
Analisar – priorizar os riscos que deverão ser tratados
Responder – desenvolver estratégias para reduzir, evitar ou aceitar os riscos identificados e priorizados. Estas estratégias podem incluir alterações da distribuição de responsabilidade e até mesmo alterações de escopo ou das especificações
Controlar – implementar as estratégias e monitorar os efeitos durante o andamento do projeto observando se os riscos identificados ainda continuam sendo uma ameaça.


Responsabilidade na gestão de riscos

Os processos de gerenciamento dos riscos não são privilégios apenas do gestor de projetos; a responsabilidade por sua identificação, análise e ações é de responsabilidade de toda a equipe.


Abraços e até a próxima!


Patrícia Di Cunto Bracco, MBA, PMP
pbracco@terra.com.br
art.3 abr2007







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